Por: Jânio Santos de Oliveira
Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Email janio-estudosdabiblia@bol.com.br
Nesta oportunidade estaremos abrindo a Palavra de Deus que se encontra nos textos de Salmos 139. 1 - 24 que nos diz:
Senhor, tu me sondaste e me conheces.
2 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
5 Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão.
6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.
7 Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?
8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também;
9 se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim.
12 Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
13 Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17 E quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!
18 Se os contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo, ainda estou contigo.
19 Ó Deus! Tu matarás, decerto, o ímpio! Apartai-vos, portanto, de mim, homens de sangue.
20 Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.
21 Não aborreço eu, ó Senhor, aqueles que te aborrecem, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
22 Aborreço-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.
24 E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Para se encontrar com Deus não existe um "aonde ir" ou "quando vai acontecer". Estar na presença de Deus é estar em outra dimensão.
Uma segunda característica da onipresença de Deus é que, além de estar em todos os lugares, Ele está totalmente presente em todos os lugares. O crente que mora em São Paulo e o crente que morra em Moscou experimentam a mesma presença de Deus, no mesmo momento e na mesma quantidade.
A doutrina da onipresença de Deus é confortante para o crente, porque ele sabe que a atenção de Deus sobre ele é por todo o tempo. Mas para o que não é crente, a onipresença de Deus é desconfortável, porque não se pode esconder de Deus nenhuma das más coisas que faz.
Davi de forma poética nos dá um resumo da doutrina da Onipresença de Deus.
I. Visão panorâmica dos atributos da Divindade
Onisciência significa que Deus tem conhecimento completo de tudo (oni significa “todo”, ciência é conhecimento, saber). “Deus conhece tudo – passado, presente e futuro; Ele conhece o real e o possível; só o impossível (o contraditório) está fora do conhecimento de Deus”. O Salmo 139 é um louvor ao Deus onisciente, que sabe perfeitamente tudo o que pode ser sabido. Davi diz no quarto verso: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”. Deus não sabe apenas os fatos, mas as palavras e também os pensamentos! Engana-se quem pensa que o diabo conhece todos os nossos pensamentos, como se ele fosse onisciente. Não é! Somente Deus é onisciente!
Onipotência significa, literalmente, que Deus tem poder ilimitado. Na língua hebraica, um dos nomes ou títulos de Deus é El-Shadday, que quer dizer Deus Todo-Poderoso, uma menção ao seu atributo de onipotência. A versão grega do Antigo Testamento (a Septuaginta) traduziu esta palavra pelo vocábulo pantokrator (panto significa todo, em grego; e kratos significa poder, domínio ou governo). Quando esta palavra ocorre no Novo Testamento ou na Septuaginta, ela também significa “todo-poderoso” ou onipotente. Entretanto, “onipotência não significa que Deus possa fazer o que é contraditório. A Bíblia afirma que Deus não pode contradizer sua natureza (Hb 6.18; 2Tm 2.13; Tt 1.2). Ele não pode forçar a liberdade (Mt 23.37). Ele trabalha persuasivamente, mas não coercivamente”. Deus não pode mentir, nem pode fazer um homem pecar.
Onipresença é o atributo de Deus pelo qual sabemos que ele está presente em todo lugar e ao mesmo tempo. Isso nada tem a ver com o panteísmo, que diz que Deus é tudo e tudo é Deus (o cosmo é Deus). Não! Antes tem a ver com a presença e o domínio real de Deus sobre cada palmo de espaço do universo! Deus “está em todo ponto do espaço”. Saber que Deus está em todo lugar deveria produzir em nós um grande temor, pois não há lugar algum onde possamos nos esconder dEle. Como onipotente, Ele criou cada rocha e cada montanha do planeta; como onisciente, ele conhece cada esconderijo e sonda até mesmo as profundezas dos oceanos ou o espaço sideral; como onipresente, ele está em toda parte, cercando-nos “por detrás e por diante” (Sl 139.5). Onde houver agora um marinheiro em alto mar, Deus está lá! Onde houver um astronauta no espaço, Deus está lá! Onde houver um índio no meio das florestas, lá está Deus também! Onde estiver um crente orando, lá está Deus; onde houver um ímpio pecando, lá está Deus… ao mesmo tempo! Deus está aqui comigo enquanto escrevo, e está aí com você enquanto lê. Sim, Ele é Deus onipresente! Aleluia!
II. Entendendo o Salmos 139
Algumas pessoas são ateístas e negam a existência de Deus. A Bíblia considera tais indivíduos insensatos (14:1). Outros perguntam: “Como sabe Deus? Acaso, há conhecimento no Altíssimo?” (73:11). Imaginam que podem agir como bem entenderem, pois Deus está alheio aos acontecimentos. O Senhor, porém, conhece os segredos do coração (44:21). Este salmo expressa claramente a profundidade de seu conhecimento.
(Vv.1-6) O pleno conhecimento de Deus
O Ser supremo da religião tradicional africana é considerado grande e poderoso, porém distante do mundo que criou. Retirou-se dele e não tem mais nenhum contato com os seres humanos. De acordo com uma tradição do povo akan (de Gana), ele deixou o mundo porque uma mulher que amassava inhame acertava repetidamente sua face com um pilão. O povo ibo da Nigéria tem uma tradição diferente. Diz que as mulheres costumavam tirar pequenos pedaços do céu para adoçar as sopas que preparavam. Quando Deus percebeu que, mais cedo ou mais tarde, elas acabariam com o céu, moveu-o para um lugar mais alto, fora do alcance dos humanos. A Bíblia, pelo contrário, mostra um Deus Criador que se compadece de seu povo e não se afasta dele, mesmo quando este lhe causa dor. Tem um envolvimento íntimo e conhece todos os detalhes de sua vida. O escritor desse salmo pode, portanto, expressa-se em termos bastante pessoais: Tu me sondas e me conheces (139:1). Os pronomes da primeira pessoa do singular aparecem com frequência ao longo de todo o salmo. Deus nos conhece de modo tão íntimo que sabe de todas as nossas ações (quando me assento e quando me levanto) e pensamentos (139:2). Sabe onde estivemos e onde dormimos (139:3). Mais que isso, sabe o que vamos dizer antes de abrirmos a boca (139:4). A ideia de que alguém possui um conhecimento tão detalhado a nosso respeito pode fazer-nos sentir presos ou cercados (139:5). Não gostamos quando alguém deseja saber todos os detalhes da nossa vida e pede que prestemos conta de cada minuto do nosso dia. Mas Deus já está a par de tudo isso. Não surpreende, portanto, a exclamação do salmista: Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim (139:6)!
(Vv.7-12) A ilimitada presença de Deus
O conhecimento de Deus é tão abrangente e ilimitado que o salmista se sente ameaçado, como um homem que fez um inimigo político poderoso ou cometeu um crime e sabe que a polícia quer prendê-lo. Agitado, ele pergunta: Para onde fugirei da tua face? (139:7). Aquele de quem deseja fugir, porém, é não apenas onisciente e, portanto, sabe para onde ele irá, mas também onipresente, ou seja, estará onde quer que ele vá. Na verdade, a onipresença é uma decorrência lógica da onisciência de Deus. É necessário que ele esteja em toda parte a fim de saber todas as coisas. Como Adão, Eva e Caim em Gênesis 3 e Gênesis 4, o salmista reconhece que não pode escapar de Deus. Pensa em fugir para os esconderijos mais impossíveis: poderia subir aos céus; descer ao mais profundo abismo; ir para o leste em direção à aurora; ou para o oeste, atravessando o grande mar com o qual Israel fazia fronteira; sabe, contudo, que nem assim escaparia da presença de Deus (139:8-10). Não adianta tentar esgueirar-se pelas trevas ou ocultar-se na mais escura das cavernas, pois para Deus não há escuridão (139:11-12). Distância e trevas não fazem diferença para o Senhor. Sua visão e conhecimento são muito mais poderosos que qualquer tecnologia moderna usada para rastrear pessoas. Tendo em vista a extensão do conhecimento divino, é espantoso haver quem ainda tente ocultar-se do Senhor hoje; e não são apenas os incrédulos. Alguns cristãos tentam esconder-se de Deus ao decidir por conta própria como e onde o servirão. Jonas tentou fazer isso, mas Deus sabia de tudo e estava com ele até mesmo dentro do ventre do grande peixe (Jn 1:3; 2:1-2). Quando nos enchemos de temor e nos sentimos tentados a fugir de Deus, precisamos parar e lembrar que ele não é um tirano que usa seu conhecimento para nos fazer mal. Antes, ele nos acompanha a fim de nos guiar e proteger. É como uma mãe atenta, pronta para segurar o filho se ele correr para a rua sem nenhum cuidado.
(Vv. 13-18) O amor criador de Deus
O conhecimento de Deus a nosso respeito é tão completo que começa antes de nosso nascimento. Deus cuidou de cada um de nós enquanto crescíamos no ventre de nossa mãe (139:13,15). Ele nos formou e protegeu ali enquanto esperávamos pelo dia de entrar neste mundo. Todo ser humano é formado de modo assombrosamente maravilhoso (139:14). Aqui, o termo “assombroso” não se refere a terror, mas a admiração diante da complexidade de nosso corpo. Hoje em dia, os cientistas criam bebês de proveta e clonam embriões na tentativa de reproduzir aquilo que Deus faz. Apesar de toda a sua habilidade, porém, não são capazes de criar vida. Esse poder pertence exclusivamente ao Senhor. Deus criou não apenas o nosso corpo, mas toda a nossa vida. Conhecia todos os meus dias ... quando nem um deles havia ainda (139:16). Nada o pega de surpresa. Certo de que Deus o ama ainda mais do que sua mãe, que lhe deu à luz, o salmista deixa de temer a onisciência divina e se admira do cuidado do Senhor por ele: Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! (139:17). Tentar contar tudo o que Deus fez por nós e sabe a nosso respeito é tão impossível quanto contar os grãos de areia (139:18a). Ao contar, o salmista jamais chegaria ao fim .
O significado exato dessas traduções não é claro. Parecem referir-se a algo mais que apenas acordar de um sono normal. Assim, esse versículo é por vezes tomado como prova de que mesmo os crentes do AT tinham alguma esperança de vida após a morte. O salmista está seguro de que, após esta vida, ele ainda estará com Deus ( Jó 19:25-26).
(Vv. 19-24) O Tribunal Divino
Até aqui, o salmista se regozija com a maravilha do que Deus fez. Agora, percebe repentinamente que o fato de Deus conhecer todas as coisas e pessoas significa que ele também sabe tudo acerca dos perversos. Conhece pelo nome aqueles que perseguem a igreja, matam os cristãos e queimam os templos e está a par de seus planos. O salmista não consegue se conter: Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso. Suas palavras expressam a frustração de ver que os perversos continuam a agir. O salmista deseja manter-se afastado dos homens de sangue (139:19; Rm 1:29-31; 3:15- 18), indivíduos que não dão nenhum valor à grandeza de Deus; antes, falam mal do Senhor (139:20). O salmista se mostra fiel aos votos feitos nos salmo 101. Os inimigos de Deus são seus inimigos (139:21-226). Talvez nos espantemos com a franqueza do salmista em sua declaração: Aborreço-os com ódio consumado (139:22a). Será que é certo odiar as pessoas? Ao responder a essa pergunta, precisamos lembrar duas coisas. Primeiro, a raiz do ódio do salmista não é egoísta. Ele não está irado porque essas pessoas o prejudicam, mas porque prejudicam os outros e afrontam o nome e a glória de Deus. Em outro salmo, o salmista orou para que os “reis da terra” rendessem graças ao Senhor (138:4). Ele anseia pelo dia em que todos se curvarão diante de Deus em louvor e adoração (Fp 2:10). Segundo, precisamos lembrar que esse salmo foi escrito no tempo do AT, e o salmista ainda não entendia que o Senhor ama até mesmo seus inimigos. Esse amor só foi revelado plenamente em Jesus Cristo. Jesus nos ensinou que, em vez de odiar nossos inimigos, devemos amá-los, orar por eles e oferecer-lhes alimento (Lc 6:27-28). O salmista não se imagina inocente enquanto condena outros. Quando Isaías viu a glória de Deus, reconheceu claramente sua própria pecaminosidade: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (Is 6:5). Semelhantemente, o salmista viu a glória de Deus e se deu conta de que Deus sabe tudo a seu respeito. Também reconhece a possibilidade de ofender a Deus de forma não intencional (139:24a). Enquanto anteriormente pensou em fugir do escrutínio divino, agora se volta para o Senhor e pede: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me (139:23). A honestidade do salmista deve servir de exemplo para nós. Muitas vezes, relutamos em permitir que Deus sonde nosso coração, mas não hesitamos em julgar o coração dos outros. Anteriormente nesse salmo, o salmista disse que Deus conhece suas idas e vindas (139:2-3) e o guia, independentemente de seu próprio desejo (139:10). A princípio, a ideia o assusta. Ao compreender que Deus é seu Pai amoroso, porém, o salmista recebe de bom grado a orientação divina e se abre para ela: Guia-me pelo caminho eterno (139:246). Como o salmista, devemos pedir que Deus nos conduza em seus caminhos de glória.
III. Deus é descrito Salmos como Onisciente, Onipresente e Onipotente.
1- Deus Onisciente
A expressão “onisciência” é composta por dois termos: “omni” – tudo ou toda; e, “scire” – saber, conforme .
Trata-se da designação de uma das qualidades da natureza de Deus – seu “conhecimento ilimitado”. Deus possui o conhecimento perfeito e absoluto.
1.1. Deus sabe todas as coisas.
E não há criatura alguma encoberta diante dele. Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas (Hb 4.13; Mt 6.8). “O inferno e a perdição estão perante o SENHOR; quanto mais os corações dos filhos dos homens!” (Pv 15.11). A onisciência faz Deus ouvir e entender as nossas orações feitas só com gemidos, com lágrimas e em pensamentos, ou ainda, quando não se consegue expressar nenhuma palavra. A onisciência faz Deus saber a intenção do nosso coração (Mt 5.28; Rm 8.27). Porque Ele examina, perscruta se somos verdadeiros adoradores, se a nossa espiritualidade é real, ou ainda, quando pedimos perdão, se há contrição e quebrantamento de coração (Sl 51.17).
Deus vê tudo, até mesmo os segredos mais escondidos de nossos corações (Pv 15.3). Não se pode mentir a Deus, porque Ele conhece o nosso coração, sonda e perscruta, sabe todos os nossos pensamentos e todas as palavras que vão ser pronunciadas pela nossa boca (Sl 139.1-4). Ainda antes de ser formado no ventre de nossa mãe, Ele já nos conhecia (Sl 139.15-16). Conforme o hino cantado por Daniel e Samuel: “Ele ouve as orações que a gente faz, sem confundir uma voz, toda forma de linguagem ou dialeto Ele sabe interpretar. Ele sabe quantas veias tem dentro de um coração. Conta os fios de cabelo que a humanidade tem. Tem nossas impressões digitais e conhece todos nós”.
1.2. Deus possui todo o conhecimento.
Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada lhe pega de surpresa. Ele conhece o antes e o depois, pois Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim (Ap 1.8). O Seu conhecimento não tem limite (Sl 147.5). Antes que os montes nascessem, ou que formasses a terra e o mundo, de eternidade em eternidade Ele é Deus (Sl 90.2). Deus entende todas as coisas e tem toda sabedoria, Ele conhece cada detalhe da sua criação (Jr 10.12). Nós não entendemos o agir de Deus, pensamos até que Ele não está agindo, mas Ele trabalha em silêncio. Nada escapa ao conhecimento de Deus, nem o que acontece aparentemente longe (além, abismo), nem o que acontece aparentemente perto (dentro do coração do homem).
Ninguém é mais sábio do que Deus: “Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Rm 11.34-36). Deus sabe quantas estrelas têm no céu e chama cada uma pelo nome. Conforme o hino cantado por Daniel e Samuel: “Ele sabe tudo sobre o universo, tudo que existe no ar. Sabe exatamente quantos litros d’água tem nos rios e no mar. Sabe quantas vidas tem na natureza. Quantas flores têm nos bosques e jardins. Sabe onde nasce o vento e conhece onde ele vai ter fim. Ele também sabe os metros e centímetros entre terra e o céu”.
1.3. Nada passa despercebido aos olhos de Deus.
Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons (Pv 15.3). Não há nada desconhecido. Deus sabe todas as coisas que podem ser conhecidas e nada há que Ele não saiba explicar, Ele presencia tudo e nada o surpreende ou lhe pega de surpresa. Nada há que se esconda diante da Sua onisciência (Mt 10.29-30; Sl 101.6). Nada há escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. As pessoas se enganam, mentem, cometem injustiças e fazem maldades pensando que ficarão impunes, mas se esquecem que existe um Deus que tudo vê e tudo cobrará, nada passará oculto aos Seus olhos (1Pe 3.12).
Os olhos de Deus são misteriosos, pois enxergam fora do nosso alcance e conhecimento (Sl 139.15-16; Mc 4.22). O apóstolo Paulo fala a Timóteo que os pecados de alguns homens são manifestos antes de entrarem em juízo; serão descobertos aqui na terra e muitos ficarão sabendo. Ao passo que os de outros, manifestam-se só no juízo e Deus sabe de tudo e tem tudo anotado (1Tm 5.24-25). Nós estamos sendo fotografados e filmados 24 horas por dia, para no juízo final ser revelado e julgado.
Deus possui todo o conhecimento, toda a ciência, toda a sabedoria.
2- O Deus Onipresente
Aquele que está presente em toda parte ao mesmo tempo. Deus não está sujeito às limitações do ser humano, o ser humano é finito e só vai aonde consegue ir fisicamente. Deus vai além dos limites dos seres humanos.
“Imensidade é a presença de Deus em relação ao espaço, enquanto onipresença é sua presença em relação às criaturas”.
2.1. Deus é Espírito e não há barreiras para O conter.
Deus é Espírito (Jo 4.24). É imaterial, e, portanto, não pode ser visto pelos olhos físicos, e nem pode ser representado. Deus só pode ser compreendido espiritualmente (1Co 2.14-15). A locomoção de Deus não está limitada, Ele tem livre acesso até no infinito. Significa que Deus é infinito e está presente em todo tempo e em todo espaço, ninguém pode se esconder da Sua face. A presença de Deus está no lugar ou situação que houver necessidade. Deus não precisa se dividir nem se multiplicar. Em toda a criação onde quer que exista alguma coisa que dependa de Deus (tudo depende dEle), lá está Ele presente em toda a sua personalidade. Não há como fugir de Sua presença (Sl 139.7; Jr 23.24).
Deus não está limitado a ficar só no seu trono ou em algum lugar fixo, ou se Ele estiver em um lugar Ele não possa estar em outro. Ele pode estar em dois ou mais infinitos lugares ao mesmo tempo.
2.2. Ninguém pode se esconder de Deus.
É impossível fugir de Deus, não existe lugar algum onde Deus não vai ou possa entrar para ver o que está acontecendo. Pois pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus não tem limites no tempo e no espaço. “Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? – diz o Senhor.” (Jr 23.23-24). É importante lembrarmos que o Senhor Deus, em Sua soberania e onipresença, não está em todos os lugares com o mesmo propósito, como, por exemplo no céu e na terra. Não significa que se relaciona em todos os lugares no mesmo sentido.
Deus é transcendente: além dos limites cosmológicos, além dos limites humanos, superioridade. Está nas profundezas, está ao nosso nível e está nas alturas. “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” (Fp 2.10). “Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” (Dn 2.22). “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hb 4.13).
2.3. Deus está presente em todos os lugares.
Não adianta mudar de cidade, de estado ou de país para fugir de Deus. Não adianta pecar aqui e tomar um destino qualquer, pensando que Deus não está lá. Podemos esconder dos homens as nossas mazelas, mas não as escondemos de Deus. Não nos enganemos: Deus não se deixa escarnecer. Tudo que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7).
Deus está presente em toda parte ao mesmo tempo. Deus não está sujeito às limitações do ser humano.
3- O Deus Onipotente
Aquele que pode todas as coisas, de forma completa e plena. “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.” (Mt 19.26). Não há tarefa que seja difícil para Deus. Difícil, impossível, não dá, não consigo, não posso, são palavras e expressões que não fazem parte do dicionário de Deus, mas do nosso.
3.1. Deus tem todo o poder no céu e na terra.
Deus tem todo poder, tudo está na palma das Suas mãos, não há nada que Ele não possa fazer! Seu poder é total e não existe poder algum que possa se comparar com Ele (Gn 17.1). Deus tem liberdade e poder para fazer tudo que esteja em harmonia com sua natureza. Ele tira a vida e dá a vida. Ele ressuscita morto em estado de decomposição. Ele dá filho a mulher de noventa anos e homem de cem. Ele abre o mar. Ele faz o fogo não queimar. Ele faz leão jejuar. “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.” (Rm 1.20).
Deus é poderoso: “Grande é o nosso Senhor e de grande poder” (Sl 147.5). Jesus disse: “É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt 28.18). Poder para criar os céus e a terra, o mar e tudo que neles há (Sl 146.6). Deus é a fonte inesgotável de todo poder. “Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus.” (Sl 62.11).
3.2. Para Deus não há impossível.
“Porque para Deus nada é impossível.” (Lc 1.37). Deus não tem restrição no que quer e precisa fazer. “Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?” (Gn 18.14). “Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mt 19.26). Por ser infinito, o Senhor Deus é infinitamente poderoso para realizar todas as coisas. Deus mostra a Sua onipotência por meio do Seu poder de criar (Gn 1.1; Hb 1.3; Fp 3.20-21). O poder está em Suas palavras (Gn 1.3-6). “Ainda antes que houvesse dia, eu sou (…) operando eu, quem impedirá?” (Is 43.13).
“O poder de Deus está relacionado com o seu propósito, com a sua natureza e com a sua essência. Por meio deste ilimitado poder, pela sua Palavra, o Senhor criou o Universo e sustenta todas as coisas. As Escrituras ensinam “que Deus não pode mentir” (Tt 1.2). Deve isso ser interpretado como limite de seu poder? Não, pois essa passagem enfatiza o imutável caráter de Deus, haja vista ser Ele “a verdade”.”
3.3. Privilégio de poder estar à sombra do Onipotente.
É nos dada a bênção de estar à sombra do Onipotente, desde que habitemos no esconderijo do Altíssimo (Sl 91.1). Este salmo expressa a segurança daqueles que confiam plenamente em Deus. Daqueles que se refugiam em Deus. Estar debaixo da proteção de Deus em tempos de perigo espiritual e físico, ter o conforto de quem tem o poder para enfrentar e destruir todo e qualquer inimigo. Paulo descreve aos efésios essa maravilha de declaração dada aos que habitam à sombra do Onipotente: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” (Ef 3.20).
“Este salmo proporciona segurança aos filhos de Deus, aqueles que se colocam sob a vontade e a proteção do Onipotente e que diariamente buscam habitar na sua presença”. Quem está arraigado em Deus e na Sua Palavra, fazendo dEle a sua habitação, terá paz interior e livramento em tempos de perigo e crises.
IV. O que podemos aprender com o salmos 139
A) O Salmo 139 é o salmo do conhecimento de Deus. Nele aprendemos de forma definitiva que ninguém escapa da presença de Deus. (V. 6 - 11).
O Salmista se refere várias vezes ao seu relacionamento com Deus, como veremos alguns exemplos:
1) Tu me sondaste v.1;
2) Tu me conheces v.1;
3) Tu conheces o meu assentar v.2;
4) Tu conheces o meu levantar v.2;
5) Tu entendes o meu pensamento v.2;
6) Tu cercas o meu andar v.3;
7) Tu cercas o meu deitar v.3;
8) Tu conheces os meus caminhos v.3;
9) Tu me cercastes v.5;
10) Tu pusestes sobre mim a tua mão v.5;
11) Tua mão me guiará v. 11;
12) Tua destra me susterá v.10.
B ) Deus, o Criador Onipotente – Todo poder pertence a Deus (Sl 62:11). Para destruir o poder diabólico entronizado no coração obstinado do Faraó, Deus se revelou como DEUS TODO-PODEROSO.
Assim ele é louvado no Céu (Ap 4:8). O Salmo 139 apresenta 5 aspectos do poder divino:
1) Poder de tudo conhecer v.1;
2) Poder de tudo ver, acompanhar vs. 2,3,7,8;
3) Poder de abençoar e proteger vs. 5,10;
4) Poder de criar VS. 13,14;
5) Poder de punir v.19.
C) Deus, o Senhor Onipresente – Deus está presente no mesmo momento em toda a sua criação.
Algumas verdades que devem ser lembradas em relação com o que a Bíblia diz:
1) é impossível nos escondermos da sua presença (Gn 3:8).
2) é perigoso estarmos em falta diante de sua presença (Jr 5:4,5; Hb, 10:31);
3) Devemos viver irrepreensivelmente e buscar a sua presença (Jd 24);
4) Existe refrigério na presença do Senhor (At 3:19);
5) Ninguém pode gloriar-se em sua presença (1 Co 1:29).
d) Deus, o Pai Onisciente – Deus é possuidor de todo o conhecimento, é a fonte eternal de toda a sabedoria e é a expressão perfeita de toda a ciência. Não existem limites para o conhecimento de Deus. Ele não precisa aprender coisa alguma porque de modo definitivo e maravilhoso conhece todas as coisas. Ele conhece o nosso exterior, antes de nascermos. Deus conhece o nosso interior, conhece com suficiência o nosso coração (Sl 44:21, nossas lágrimas (Sl 56:8); nossa solidão (Gn 16:13); nossas palavras (2 Rs 6:12); nossos pensamentos e aspirações secretas (Lc 9:47).
O nosso coração é impenetrável à inteligência e ao conhecimento humano. Sonda-me ó Deus. Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Deus pode todas as coisas, de forma completa e plena. Não há tarefa que seja difícil para Deus.
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